Como é o seu recém-nascido
Quais são as características físicas e as capacidades sensoriais do bebé durante as primeiras semanas de vida? Vamos conhecê-las.
A SUA CARINHA
A pele do rosto do recém-nascido é extremamente delicada e, muitas vezes, avermelhada. Também pode observar umas pequenas borbulhas brancas que são devidas às células epidérmicas estancadas na entrada do folículo, ou crosta láctea, pequenas escamas de pele amareladas semelhantes a caspa, causadas por predisposição genética e pela dificuldade de metabolizar algumas hormonas maternas.
Por vezes, na cavidade oral, pode aparecer o muguet, placas brancas provocadas pelo fungo Candida albicans.
Fontanelas: conheça a sua função
As fontanelas são formadas por membranas flexíveis e resistentes que protegem ossos do crânio e permitem que estes se desenvolvam completamente.
“Nunca se deve tocar na cabeça de um recém-nascido, porque as fontanelas estão abertas”. Quantas vezes já ouvimos esta frase? Uma ideia bastante difundida que pode criar ansiedade nas mamãs que cuidam dos seu bebés diariamente.
Na verdade, apesar de serem zonas delicadas, as fontanelas não são zonas assim tão frágeis: pode acariciar o seu bebé e levar-lhe o cabelo quando lhe dá banho.
LACTÂNCIA
Perda fisiológica: o que é?
É natural e não tem por que se preocupar: o peso recupera-se nos dez primeiros dia e representa um sinal de que o bebé está de boa saúde.
O seu filho sofreu uma perda de peso nos primeiros três ou quatro dias de vida? Não se preocupe, é algo completamente normal e comum a todos os recém-nascidos. Trata-se da adaptação do bebé à vida fora do útero.
BEM-ESTAR
Como ajudá-lo a soltar os gases
Ainda que não seja indispensável, algumas crianças necessitam expulsar o ar ingerido juntamente com o leite.
Acaba de lhe dar o peito e o seu filho dá sinais de estar saciado. Deveria estar satisfeito e tranquilo. No entanto, agita-se e não deixa de mover os braços e as pernas como se algo o incomodasse. Necessita arrotar para poder soltar o ar que engoliu durante a toma. Isto acontece especialmente às crianças que mamam vorazmente e têm bom apetite. A mãe pode ajudar o seu filho a sentir-se melhor. Como? Com mimos, uma massagem ou embalando-o nos braços para o tranquilizar.
PÓS-PARTO
40 dias em 9 regras
Após o nascimento do bebé, durante algumas semanas pode sofrer ligeiros problemas: o seu corpo está a voltar ao normal gradualmente. As dúvidas e perguntas são muitas: oferecemos-lhe as respostas.
1. Os lóquios também surgem depois de uma cesariana?
Sim. São perdas de sangue cuja função é limpar o endométrio, o tecido que cobre as paredes internas do útero; ajudam a limpar este órgão e a recuperar o seu tamanho normal.
Os lóquios duram entre três e seis semanas. Em geral, durante os primeiros três ou quatro dias, são vermelhos (sangue), depois tornam-se rosados (soro e sangue), e finalmente amarelados (serosos). Ao fim de umas semanas ficam densos e esbranquiçados.
Nesta fase é importante cuidar bem da higiene íntima, lavando a zona uma ou duas vezes por dia com um produto com pH ácido (3,5 por exemplo). A lavagem deve ser feita da vulva em direção ao ânus, para evitar transmitir gérmens que poderiam provocar infeções, mais frequentes neste período, já que o canal cervical ainda não se encontra completamente fechado. Por esta mesma razão não devem ser utilizados tampões absorventes durante o primeiro mês. É mais conveniente usar pensos de gaze hipoalergénica e de algodão.
Referência: https://www.omeubebe.com/